Uma
pesquisa inédita encomendada pela Brasil Game Show (BGS), a maior feira de
games da América Latina, para o Instituto Datafolha revela o perfil e os
hábitos dos gamers brasileiros. Os resultados mostram, por exemplo, que 44% dos
entrevistados jogam todos os dias da semana e 93% consomem vídeos sobre games
na internet mensalmente.
Entre
as plataformas preferidas dos jogadores, os consoles são utilizados por 73% dos
entrevistados, enquanto os computadores aparecem logo depois, com 67%, seguidos
dos celulares e tablets, com 56%. Um quarto (25%) dos entrevistados pelo
Datafolha ainda disseram usar todas as plataformas para jogar. Em relação ao
tempo investido em games, a média semanal é de três horas durante a semana e de
cinco aos sábados e domingos.
O
estudo também revelou que os jogos lideram a lista de itens mais consumidos,
com 35%, seguidos por peças de vestuário (24%) e periféricos (mouses, teclados
e headsets), com 19%. Além disso, nove em cada dez gamers ouvidos afirmaram que
pretendem adquirir algum produto gamer nos próximos doze meses. No topo da
lista de desejos aparecem: consoles (26%), cadeiras gamers (23%), headsets
(22%) teclados/mouses (21%), smartphones (21%) e placas de vídeo (21%).
“Com
75 milhões de jogadores e um faturamento em torno de US$ 1,5 bilhão, os números
da indústria de games no Brasil já impressionam, e sabemos que ainda há muito
potencial para crescer. Por isso, uma pesquisa como essa, feita com quem gosta
e consome jogos, é extremamente relevante, tanto para empresas do setor
avaliarem suas estratégias e conduzirem seus negócios, como para outros
segmentos da economia, que podem, a partir desses dados, dirigirem seus
investimentos mais assertivamente”, analisou Marcelo Tavares, criador e CEO da
BGS. “Esse crescimento se deve à paixão dos fãs, que não só desejam o game ou
plataforma mais atual, mas movimentam o setor consumindo produtos que vão
melhorar sua experiência no jogo e também fora dele. Os gamers estão
construindo um lifestyle próprio e querem ser vistos como pertencentes a uma
comunidade”.
“O
mercado de games é extremamente promissor e nos últimos anos tem tido um rápido
amadurecimento, motivado por consumidores que seguem jogando durante a vida
adulta e pela constante inovação da indústria, que atrai cada vez mais
investimentos, patrocínios e visibilidade”, analisa Paulo Alves, gerente de
pesquisa de mercado do Datafolha.
Em
relação ao perfil dos jogadores, a pesquisa mostra que a média de idade é de 21
anos e a renda familiar de R$7.313,60, o que corresponde a 7,7 salários
mínimos. Além disso, 55% possuem grau de escolaridade médio.
O
levantamento foi realizado durante a 11ª edição da Brasil Game Show, entre 11 e
14 de outubro de 2018, e ouviu 637 visitantes do evento. Em 2019, a BGS será
realizada entre 9 e 13 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
0 Comentários