Desenho de um jogo de "desordem" entre Frederico V do Palatinado e Frederico Henrique, Príncipe de Orange, de Adriaen van de Venne, c. 1620–1626. |
Pall Mall é um jogo apresentado no segundo livro da série Bridgertons, O Visconde que me Amava, e é o jogo favoritos dos irmãos. Como todo fã dos livros, torcemos para que esse jogo ganhe destaque também na série adaptada para a Netflix, e para te ajudar a entender o jogo, preparamos uma explicação bem detalhada para vocês:
O que é Pall Mall
Pall Mall é um jogo italiano, popular entre nos séculos XVI e XVII, também conhecido como bilhar de gramado.
O nome vem do italiano pallamaglio: derivado do latim palla (que significa bola) e malleus (que significa maul, martelo ou malho) - literalmente bola martelo. Possivelmente, o Pall Mall foi inspiração para criação do jogo de Croquet.
História
O Pall Mall se popularizou na França e depois expandiu para Escócia e Inglaterra, graças ao interesse de Reis, rainhas e importantes personalidades europeias.
Entre os fãs do jogo estão personalidades como Mary, Rainha da Escócia - que teria jogado Pall Mall no Seton Palace, em East Lothian, na primavera de 1566 - e o Rei Jaime VI em seu Basilikon Doron de 1599.
Segundo informações de historiadores, o francês John Bonnealle construiu uma quadra para jogar pall-mall no lado sul da Praça de St. James em 1630, em Londres, em uma área conhecida como St. James's Field (mais tarde Pall Mall Field) . Aparentemente o campo foi demolido dois anos depois, após sua morte.
O jogo ainda era conhecido no início do século XIX, como atesta sua referência em diversos dicionários de inglês. No dicionário de Samuel Johnson de 1828, sua definição de Pall mall descreve um jogo com semelhanças com o croquet moderno: "Uma jogada em que a bola é golpeada com um martelo através de um anel de ferro".
Pall Mall na série Bridgerton
"– Acho que o objetivo é afundar a bola dos adversários no lago
– É mesmo?
– Não. Mas acho que é isso que os Bridgertons fazem"
Descrição do Jogo de Pall Mall, segundo o livro O Visconde que me Amava:
"É um jogo ao ar livre. Muito engraçado. Mais popular na França que aqui, embora eles o chamem de paille maille.
– Como se joga? – quis saber Kate.
– Colocamos arcos de ferro em um campo – explicou Colin –, então tentamos acertá-los batendo com tacos em bolas de madeira.
– Parece bem simples – refletiu ela.
– Não quando se joga com os Bridgertons – falou ele, dando uma risada.
– E o que isso quer dizer?
– Quer dizer – interrompeu Anthony – que nunca vimos necessidade de demarcar um campo". [...]
"– A falta de espírito esportivo é um requisito importante no Pall Mall dos Bridgertons""– Tome. A senhorita é nossa convidada, por isso será a primeira a escolher. Que cor deseja?
Sem pensar duas vezes, Kate esticou a mão e pegou um taco. Apenas quando ele já estava em sua mão, ela percebeu que era preto.
– O taco da morte – comentou Colin em tom de aprovação. – Eu sabia que ela daria uma excelente jogadora.
– Deixe o cor-de-rosa para Anthony – orientou Daphne, pegando o verde". [...]
"Os três Bridgertons assumiram feições muito agressivas e todos pareciam bastante decididos a ganhar."– Por que eu tenho a sensação de estar me intrometendo numa briga de família?– Creio que os Bridgertons levam esse jogo muito a sério – murmurou Kate em resposta".
– Não, não, não! – ralhou Colin, balançando um dedo para elas. – Não é permitido conspirar.
– Nem saberíamos por onde começar a conspirar – retrucou Kate –, já que ninguém pareceu achar adequado nos explicar as regras do jogo verdade, o jogo é muito menos sobre ganhar e muito mais sobre garantir que os adversários percam".
"Sempre que um Bridgerton ergue um taco, tornamo-nos todos trapaceiros e mentirosos".
> Saiba mais sobre Bridgerton:
0 Comentários